
4 de julho De acordo com uma reportagem da mídia espanhola "Daily Sports", a ex-equipe de formação de jovens de Matantono disse não ter recebido compensação de treinamento por sua transferência para o Real Madrid.
Franco Castantono ingressará oficialmente no Real Madrid, gigante da La Liga, após completar 18 anos em meados de agosto, e se tornará o jogador mais valioso do futebol argentino.
De acordo com o anúncio oficial do River Plate Athletic Club, o valor total da taxa de transferência é de 63,2 milhões de euros. A alocação específica é a seguinte: O River Plate Club receberá 45 milhões de euros em prestações, o departamento tributário espanhol cobrará 11,8 milhões de euros e a Associação Argentina de Jogadores de Futebol receberá 1,4 milhões de euros. De acordo com o decreto 510/2023, foram pagos 360 milhões de euros e outros 500 mil euros foram usados para pagar outros impostos.
Alguns dias após o anúncio da transferência, a equipe de formação de jovens de Matentono, o Asul River Plate Club (o jogador treinou aqui antes de ser transferido para o River Plate em 2019) emitiu um comunicado oficial solicitando o recurso de compensação de treinamento de jogadores.
O Asul River Plate Athletic Club (CARPA) expressou seus parabéns aos ex-discípulos no início do comunicado: "Com alegria e orgulho, testemunhamos a realização do sonho de Franco Castantono de ingressar no Real Madrid-este jogador que suou em nosso campo de treinamento desde os quatro anos de idade."
No entanto, o parágrafo seguinte apresentou um pedido de recuperação ao River Plate Club: "Em vista disso, este conselho decidiu iniciar um processo de negociação extrajudicial com o River Plate Athletic Club para recuperar o que França deve obter quando assinar o primeiro contrato profissional e posterior revisão do contrato. Compensação de treinamento e garantir o cumprimento das leis e regulamentos relevantes. Para isso, designamos o Dr. Luciano E. Pignaloni para fazer avançar o assunto."
A declaração enfatizou especificamente: "Em resposta aos rumores que circulam atualmente, devemos declarar claramente que a partir de hoje, o Assur River Plate Athletic Club não recebeu nenhum dinheiro do primeiro contrato profissional da França e sua versão revisada, nem obteve sua cooperação com o River Plate. Compensação decorrente da rescisão antecipada do contrato do clube."
Até agora, o clube com sede em Assur precisa iniciar negociações com o River Plate para determinar o valor da compensação que merece como time de formação juvenil de Matentono.