
13 de julho, às 15h30, horário de Pequim, na segunda rodada da Copa do Leste Asiático de Futebol Feminino, no Hwaseong Sports Center, na Coreia do Sul, a seleção chinesa de futebol feminino enfrentará a Seleção Chinesa de Futebol Feminino de Taipei. O jogo será transmitido ao vivo em vídeo gratuito.
A seleção chinesa de futebol feminino jogou contra a seleção sul-coreana de futebol feminino na primeira rodada. A seleção chinesa assumiu a liderança duas vezes com uma nova escalação, mas perdeu nos acréscimos no primeiro e no segundo tempo e finalmente empatou em 2 a 2. Após o jogo, a jogadora de futebol chinesa Wang Yanwen disse que o desempenho geral da equipe é aceitável, mas como não há jogo há muito tempo, alguns detalhes não foram resolvidos, especialmente após a liderança. As jovens da equipe chinesa, como Shao Ziqin, que marcou na última batalha, e o goleiro Pan Hongyan, que cometeu alguns erros na última batalha, apontaram que o mais importante no processo de acumulação de experiência para jovens jogadores é "manter a calma e continuar a trabalhar duro."
A professora estrangeira de futebol feminino chinês Milicic destacou após a primeira rodada que o jogo contra a Coreia do Sul deveria ter sido vencido e enfatizou que "na posição de meio-campista defensivo, precisamos de novos jogadores". Na primeira partida do grupo, Milicic pediu ao atacante Wang Yanwen para mudar o meio-campo. No segundo jogo do grupo, o general da equipe chinesa afirmou que o objetivo é lutar pela vitória. Se o treinador fará ajustes em torno do meio-campo é um dos destaques.
Esta é a sétima vez que a Seleção Chinesa de Futebol Feminino de Taipé joga na Copa do Leste Asiático. Ela fez 6 ataques anteriores, 3 vezes nas eliminatórias e chegou às semifinais três vezes. Ela perdeu todos os 9 jogos. Nesta Copa do Leste Asiático, devido à aposentadoria da seleção norte-coreana de futebol feminino, a seleção chinesa de futebol feminino de Taipé foi capaz de participar. No primeiro jogo, perdeu por 0-4 para a seleção japonesa de futebol feminino, e teve um desempenho de tiro zero, e a diferença de força foi grande.
No entanto, a mentalidade do time de futebol feminino do Taipé Chinês é muito positiva. O técnico Chen Xiaoming disse francamente: "Podemos participar, mas na verdade chegamos por uma eleição suplementar, então devemos valorizar a oportunidade. Em comparação com equipes fortes, temos uma grande lacuna na competitividade geral. O nosso objectivo? Seja um gol, um ponto ou mesmo uma vitória, é uma direção que vale a pena trabalhar duro para nós. E mesmo se perdemos, podemos aprender alguma coisa. Raramente temos a oportunidade de enfrentar as principais equipes asiáticas. Acredito que não importa qual seja o resultado, certamente seremos capazes de ganhar algo, mas com base nisso, ainda esperamos trazer algumas surpresas para os fãs."
De acordo com estatísticas da FIFA, desde 1989, a seleção chinesa de futebol feminino e a seleção chinesa de futebol feminino tiveram 21 confrontos oficiais com a seleção chinesa de Taipé (apenas as partidas da seleção adulta são contadas). A seleção chinesa de futebol feminino venceu 21 jogos, marcou 64 gols e 1 gol sem perder. Nas últimas décadas, o time de futebol feminino do Taipé Chinês marcou apenas contra o time de futebol feminino chinês em jogos com um sistema de competição especial e não contado oficialmente (como o jogo de futebol dos Jogos Femininas do Leste Asiático de 2013). Nesta batalha, a seleção feminina de futebol do Taipé Chinês alcançará um novo marco, seja marcando ou marcando pontos.