
Em 3 de julho, a seleção feminina de futebol de Bangladesh escreveu um novo capítulo no futebol nacional e avançou com sucesso para a Copa Asiática de Futebol Feminino pela primeira vez. Eles se classificaram fortemente nas eliminatórias como um "azarão" e se tornaram o maior destaque.
Na partida de 2 de julho, a seleção feminina de futebol de Bangladesh derrotou a seleção anfitriã de Mianmar por 2 a 1. Ao mesmo tempo, em outra partida do mesmo grupo, Bahrein e Turcomenistão apertaram as mãos por 2 a 2. A seleção feminina de futebol de Bangladesh marcou 6 pontos em dois jogos e assumiu a liderança na conquista da vaga na Copa da Ásia como líder do Grupo C.
Por muito tempo, a seleção feminina de futebol de Bangladesh está em desvantagem no futebol asiático. Desta vez, eles podem vencer Mianmar e outras equipes e se classificar como o primeiro do grupo, o que é sem dúvida uma grande "virada".
Olhando para trás, para o desenvolvimento do futebol de Bangladesh, a última vez que uma seleção nacional participou da Copa da Ásia foi na distante 1980, quando a seleção masculina de futebol se classificou para a competição. Por quase meio século depois disso, o desenvolvimento geral do futebol de Bangladesh foi lento e houve pouco desempenho brilhante. Hoje, esse avanço no futebol feminino trouxe uma nova esperança e orgulho para todo o país.
A Copa Asiática de Futebol Feminino de 2026 será realizada na Austrália, com a participação de 12 times, e 8 times classificados em primeiro lugar no grupo classificatório avançarão para a partida principal. No momento, quatro equipes não precisam participar das eliminatórias e bloquearam suas vagas com antecedência, a saber, a anfitriã Austrália e os três primeiros da Copa da Ásia de 2022, Japão, Coreia do Sul e China.